Relógios de celulares atrasam mesmo sem horário de verão; saiba como corrigir
Usuários de alguns celulares com Android foram surpreendidos neste domingo (21) com o atraso de uma hora nos relógios. A culpa é do horário de verão, que não está em vigor, mas que acabou afetando alguns aparelhos, que tiveram o horário alterado automaticamente à meia-noite.
O problema foi registrado principalmente em smartphones com versões anteriores ao Android 10, que foi lançado em 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro revogou o horário de verão.
Esses celulares mais antigos podem não ter a informação para evitar a alteração. Se ainda estivesse em vigor, o horário de verão terminaria neste domingo (21).
Os aparelhos que não tiveram a alteração no relógio já foram atualizados pelos fabricantes ou estão seguindo regras enviadas pelas redes das operadoras de telefonia.
O relógio adiantou sozinho? Veja como corrigir:
É muito simples corrigir o problema e evitar dores de cabeça nos verões que ainda estão por vir. Nos aparelhos Android, basta tocar no ícone “Configurar” e, depois, na opção “Data e hora”. Nesse menu, desmarque a opção “Data e hora automáticas” e configure manualmente a hora correta.
Horário de verão no Brasil e no mundo
O horário de verão foi instituído e revogado em vários períodos no Brasil com o objetivo de diminuir o consumo de energia elétrica. Ele entrou em vigor pela primeira vez pelo presidente Getúlio Vargas entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932.
A medida voltou no ano seguinte, mas, depois, foi adotada em períodos específicos: entre 1949 e 1953 e, depois, de 1963 a 1968. Por fim, teve sua fase mais longa, de 1985 até abril de 2019, quando foi revogado por decreto.
O horário especial está presente em 70 países como Canadá, Austrália, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Fonte: G1