Conta do WhatsApp bloqueada por spam? Entenda por que e como resolver
O WhatsApp, aplicativo de mensagens disponível para Android e iPhone (iOS), pode bloquear contas por spam. Esse tipo de comportamento é expressamente proibido pelas diretrizes da comunidade da plataforma e envolve enviar mensagens constantemente sobre anúncios e promoções falsas no app. Além disso, boatos contendo links considerados suspeitos ou maliciosos, que podem comprometer a conta de outros usuários, também estão inclusos. No entanto, caso o usuário tenha o acesso negado e acredite ter sido um engano, é possível solicitar uma análise para recorrer à decisão do app. Confira, a seguir, o que fazer quando se é banido do WhatsApp por spam.
O que é spam?
Spam é o termo usado para se referir ao envio em massa de mensagens para diversos usuários ao mesmo tempo, sem o consentimento do destinatário. Usados principalmente para divulgar promoções, produtos e serviços, pode ser compartilhado por e-mail, chamadas telefônicas, SMS e aplicativos mensageiros. Em geral, o spam sempre contém um conteúdo indesejado, que podem ameaçar a segurança e privacidade dos usuários, como links com phishing e malwares.
O que pode fazer a conta do WhatsApp ser bloqueada?
Uma conta pode ser bloqueada no WhatsApp caso o usuário esteja realizando atividades não permitidas no app mensageiro que violam os Termos de Uso. Enviar mensagens automáticas, divulgar notícias falsas, enviar spam e disparar conteúdos ofensivos estão entre os comportamentos inapropriados. Além disso, adicionar usuários em grupos sem consentimento, ser constantemente reportado e ameaçar pessoas também são comportamentos proibidos pela plataforma.
Ainda, o uso de versões não oficiais do app é uma das principais causas de bloqueio no WhatsApp. Os aplicativos em formato APK (Android Package Kit) são versões modificadas do mensageiro, desenvolvidas a partir do código-fonte original do app e possuem diversos recursos que não são encontrados no app da Meta.
Entretanto, o uso dessas versões não são recomendadas pelo TechTudo, pois não são considerados seguras e podem oferecer diversos riscos ao usuário e ao dispositivo, que ficam mais vulneráveis a hackers. Conforme a Meta, a criação de aplicativos a partir do código-fonte do original por desenvolvedores terceiros não é autorizada, ao violar o Termo de Serviço da empresa.
Bloqueio temporário e permanente: entenda as diferenças
O bloqueio temporário e o permanente de contas no WhatsApp possuem algumas diferenças importantes. O bloqueio temporário é geralmente usado em usuários que estejam usando um app não oficial ou coletando dados indevidamente. Neste caso, ao receber o aviso, basta parar com a prática e aguardar o período estipulado pela plataforma.
Já o bloqueio permanente de contas no WhatsApp se dá quando a plataforma identifica que o usuário violou os termos de serviço da plataforma. Neste caso, o perfil permanece trancado por tempo indeterminado.
O que fazer se a conta do WhatsApp for bloqueada por spam?
O WhatsApp pode banir contas sem aviso ao identificar que elas violam os termos de uso da plataforma. Entretanto, caso o usuário seja banido por engano, é possível solicitar uma análise. Para isso, toque em “Solicitar análise” quando receber o aviso de bloqueio. A plataforma ainda permite acompanhar o status da solicitação pelo próprio app. Vale ressaltar que enviar mais de uma solicitação não irá acelerar o processo e análise. O usuário irá receber uma notificação quando a equipe do WhatsApp concluir a verificação do número de telefone e chegar a uma decisão.