Acidente envolvendo Tesla está sob investigação nos EUA
Um acidente envolvendo um veículo Tesla e um caminhão, ocorrido na última quinta-feira (11), em Detroit (EUA) está sob investigação da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA). As autoridades querem se certificar se o veículo elétrico estava com o piloto automático ligado quando avançou o sinal vermelho no cruzamento e sofreu a colisão.
O Tesla Model Y chegou a ficar preso embaixo da caçamba do caminhão, e foi arrastado por alguns metros. O acidente ocorreu por volta das 3h20 horário local, e os dois passageiros, um homem e uma mulher, foram levados para um hospital. A mulher estava em estado crítico, enquanto a condição do motorista é desconhecida.
A Tesla is trapped under a semi truck on Fort Street near Waterman in Southwest Detroit. Two passengers were taken to the hospital and they are in critical condition. The driver of the semi is not hurt. @WWJ950 @FOX2News pic.twitter.com/yOHSaOblzb
— Charlie Langton (@charlielangton) March 11, 2021
Ainda não há confirmação sobre se o sistema de direção semiautônomo do piloto automático foi acionado ou não. Pelo menos 14 investigações envolvendo veículos Tesla foram abertas pela NHTSA. Até agora, o piloto automático foi considerado responsável por três acidentes fatais nos EUA, desde 2016.
A Tesla alerta que os motoristas devem manter as mãos no volante e permanecer alertas e prontos para assumir o controle ao usar o piloto automático. A montadora está atualmente usando proprietários de Tesla como testadores beta de seu sistema Full Self-Driving (FSD) supostamente mais avançado.
A montadora, inclusive, excluiu motoristas dos testes por “não prestarem atenção suficiente à estrada”, de acordo com o CEO Elon Musk. “FSD beta agora foi expandido para 2.000 proprietários e também revogamos o beta de motoristas que não prestavam atenção suficiente à estrada. Nenhum acidente até agora”, afirmou o executivo, em um post no Twitter.
Em um e-mail vazado da Tesla, a montadora explica aos órgãos de regulamentação da Califórnia que os veículos da marca nunca serão completamente autônomos. Em comunicado ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês), a Tesla afirma quer o software Full Self-Driving “não faz do veículo autônomo e que a responsabilidade de manter a atenção o tempo todo é do motorista”.
Via: InsideEEVs