Primeiro carregamento da CoronaVac chega ao Tocantins e é escoltado até o laboratório central

Primeiro morador do estado deve ser vacinado ainda nesta segunda-feira (18). Governo do estado agora será o responsável por guardar e distribuir as doses aos municípios do Tocantins.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O primeiro carregamento de uma vacina contra o coronavírus chegou ao Tocantins no fim da tarde desta segunda-feira (18). As caixas térmicas com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram transportadas por um avião da Polícia Federal. A aeronave chegou ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, por volta das 18h10.

A chegada das doses estava marcada para o fim da manhã, mas a previsão não se concretizou. Logo após receber as vacinas em São Paulo, o governador Mauro Carlesse (DEM) chegou a informar que o primeiro tocantinese seria vacinado às 17h, mas a dose só deverá se aplicada após a chegada do carregamento na central de vacinas do estado.

Avião da Polícia Federal pousou em Palmas no fim da tarde — Foto: Edson Reis/G1

Após o desembarque, as doses seguiram para o Laboratório Central do Estado (Lacen) sob escolta da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar. A chegada ao local ocorreu pouco depois das 19h.

Depois da entrega, o governo do estado passa a ser o responsável pela guarda e distribuição aos municípios. Ainda não foi informado quantas vacinas cada cidade vai receber.

Momento em que as caixas com doses foram retiradas de avião — Foto: Edson Reis/G1

Neste primeiro momento, cerca de 6 milhões de pessoas devem ser imunizadas em todo o paísO Tocantins deve receber 44 mil doses da CoronaVac. Profissionais da saúde, idosos e indígenas serão os primeiros a receberem a vacina no estado.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford, cujas doses devem chegar ao país nas próximas semanas.

Viaturas da Polícia Federal na saída do Aeroporto de Palmas — Foto: Edson Reis/TV Anhanguera
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também