Coronavírus: médicos já temem AVC e mudam os protocolos

Estudos internacionais relatam aumento no número de pacientes saudáveis que tiveram derrames cerebrais

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Diante da percepção cada vez maior de que o coronavírus causa alterações neurológicas e pode provocar microcoágulos nos vasos sanguíneos, médicos que estão na linha de frente começam a temer um aumento de casos de AVC relacionados à Covid-19. Alguns hospitais já estudam mudanças no protocolo desses pacientes para investigar se têm o vírus.

A preocupação vem tomando corpo com o aumento de relatos feitos por médicos de outros países. No sábado (25/04), o jornal americano The Washington Post publicou uma reportagem em que profissionais do Hospital Mount Sinai Beth Israel, em Nova York, relatam um aumento de pacientes entre 30 e 40 anos saudáveis que tiveram AVC – nos quais depois se identificou Covid-19.

Pesquisadores chineses já haviam publicado estudos observacionais – do tipo série de casos – com pacientes da doença que tiveram AVC e médicos espanhóis têm feito relatos semelhantes, mas ainda não submetidos a publicações científicas.

O jornal Estado de S.Paulo ouviu neurologistas de alguns hospitais de São Paulo e do Rio e identificou a ocorrência de pelo menos três situações parecidas, mas que ainda carecem de mais investigações A expectativa dos médicos, porém, é de que esse cenário deve se tornar mais evidente nas próximas semanas, quando a epidemia atingir o seu pico.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte metropoles
você pode gostar também