Saúde distribui mais 2,5 milhões de testes rápidos da covid
Governo enviou 20,7 milhões desses exames aos Estados em janeiro
O Ministério da Saúde começou a distribuir mais 2,5 milhões de testes rápidos de antígeno para a covid-19. A entrega será realizada a partir desta 2ª feira (31.jan.2022).
O governo enviou 20,7 milhões desses exames aos Estados em janeiro. A procura por diagnósticos de covid-19 disparou em janeiro. Foi impulsionada pelo aumento da transmissão do coronavírus por causa da variante ômicron. Os testes rápidos chegaram a faltar em farmácias.
O ministério tem dito que a compra de exames não é só função do governo federal. Afirma que Estados e municípios também devem providenciar o exame para suas populações. “Importante destacar que a aquisição dos exames para o diagnóstico da Covid-19 é uma ação compartilhada entre os entes”, disse nesta 2ª feira, em comunicado a jornalistas.
No começo de janeiro, cerca de 2.100 municípios apresentarem um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando ajuda para melhorar a testagem contra a covid-19.
O governo incorporou os autotestes de covid-19 no país para ampliar a testagem. Mas não irá disponibilizar esses exames gratuitamente. Eles só serão vendidos em farmácias.