Rio de Janeiro retoma vacinação por idade nesta sexta
Capital fluminense só faz repescagem e segunda dose desde quarta (11)
O calendário de vacinação na capital fluminense será retomado, nesta sexta-feira (13), após a entrega de mais doses da vacina contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo prefeito Eduardo Paes em uma postagem na rede social.
A Secretaria de Estado de Saúde recebeu cerca de 390 mil doses na manhã desta quinta-feira (12). Dessa forma, a vacinação está garantida para esta sexta e sábado, quando pessoas de 24 e 23 anos são imunizadas, respectivamente.
O calendário estava suspenso desde semana passada, devido ao atraso na entrega das doses. Nesta quarta-feira (11), 38 mil doses chegaram, mas não foram suficientes para a retomada. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, o município precisaria de pelo menos o dobro para manter o calendário.
Nesta quinta (12), a capital fluminense realiza só a repescagem para pessoas de 45 anos ou mais, grávidas, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência. A aplicação da segunda dose está mantida.
Diante do atraso do Ministério da Saúde no envio de doses, prefeito Eduardo Paes perguntou ao governador de São Paulo pela internet, se era possível mandar ao Rio lotes da CoronaVac sem intermediários. João Doria disse que segue o padrão de distribuição de todo o país, e culpou o governo federal pela demora.