Pará terá 10 municípios em ‘lockdown’ a partir de 5ª feira
Medida será educativa até 10.mai Não vale para serviços essenciais Estado tem Saúde em colapso
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou nesta 3ª feira (5.mai.2020) decreto estabelecendo bloqueio total em 10 municípios do Estado como forma de frear a disseminação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A norma passará a vigorar a partir de 5ª feira (7.mai).
Segundo Barbalho, a medida tem caráter educativo até o próximo domingo (10.mai). Punições poderão ser aplicadas a partir de 17 de maio.
A determinação não vale para serviços essenciais e tem o objetivo de evitar ao máximo a circulação de pessoas. O decreto inclui a capital, Belém, e os seguintes municípios: Ananindeua, Benevides, Castanhal, Breves (Marajó), Santo Antônio do Tauá (nordeste), Vigia (nordeste), Santa Izabel do Pará e Marituba.
Com as restrições, somente 1 membro da família poderá fazer compras e ser atendido nos serviços essenciais. Entre as atividades autorizadas, estão as saídas para consulta médica, realização de saques e depósitos em caixas eletrônicos e transporte e circulação de cargas. Fica proibida, no entanto, a circulação sem máscara de proteção e a visita a casas ou prédios em que não se resida, por exemplo.
Belém e outras localidades paraenses passam por 1 colapso no sistema de saúde. O governo local tenta atingir meta orientada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de isolamento mínimo de 70%. A taxa caiu na 2ª feira (4.mai) e atingiu 48,27%. Belém teve 51,1% de acordo com a última atualização.
O Pará registrava 4.472 casos e 369 mortes causadas pelo novo coronavírus até as 19h desta 3ª feira. O Estado é o 7º com mais infectados.
Medida semelhante foi adotada em São Luís (MA) e região metropolitana do Estado do Maranhão, mas por determinação da Justiça.