O que fazer caso não encontre álcool em gel para comprar?
A resposta não é entrar em pânico, ok?
A resposta não é entrar em pânico, ok? Sim, sabemos que em meio à crise do coronavírus no Brasil, o álcool em gel tornou-se um dos itens mais procurados recentemente nos mercados e farmácias. Mas isso quer dizer também que seu estoque pode ser prejudicado.
Algumas pessoas relataram a falta do produto nas lojas, e, quando encontram, é a um preço exorbitante. Pensando nisso, o Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas da PUC-Rio divulgou no Instagram informações que são de interesse de todos.
Segundo a postagem, primeiro, temos que entender como o etanol atua contra o vírus. Este microorganismo possui uma “capa protetora” feita de lipídeos, ou seja, gordura. O etanol do álcool gel é capaz de dissolver esta capa eliminando o vírus.
Os profissionais explicam que quem faz um trabalho ainda melhor são os surfactantes, que são substâncias presentes no sabão, detergente, sabonete líquido ou em barra e até nos shampoos — para entender o porquê, é só lembrar de como eles são eficientes em remover gordura. Veja mais:
“Além disso, para higienizar superfícies como mesas e bancadas, você também pode usar limpadores multi-uso, limpa-vidros (que sejam a base de álcool) ou uma solução diluída de hipoclorito (também conhecido como alvejante, cloro ou água sanitária). Mas lembre-se: estes produtos não são adequados para usar na pele, são apenas para superfícies.
Por isso, deixe o álcool gel apenas para situações em que você não tem torneira para poder lavar as mãos, como na rua ou dentro do ônibus. Em casa ou em qualquer lugar que tiver torneira, lave a mão com sabão. Assim você economiza o álcool gel e sobra mais para todo mundo.
E uma pessoa com um estoque de álcool cercada de pessoas sem acesso ao produto, fica menos protegida do que se todo mundo tivesse acesso a pelo menos um pouco de álcool gel, pois haveria menos chance das pessoas ao seu redor estarem contaminadas.”
E ainda finalizam: “Mas se você não sabia disso antes e por isso fez um estoque de álcool gel, então, que tal fazer um ato de gentileza e doar um frasco do seu estoque para quem não conseguiu comprar a tempo?”.