Número de casos de coronavírus volta a subir em São Luís após período de lockdown

A taxa de isolamento social na região metropolitana da capital maranhense atingiu o nível mais baixo desde o fim do lockdown, há três semanas.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Em São Luís, passado o período de lockdown, o número de casos de Covid voltou a subir.

A taxa de isolamento social na região metropolitana da capital maranhense atingiu o nível mais baixo desde o fim do lockdown, há três semanas. Um comportamento arriscado, segundo os pesquisadores que estão monitorando a evolução da doença.

“Os modelos estão prevendo um grande risco de recrudescimento da doença na ilha. A doença não está controlada e o risco de transmissão é grande”, avalia Antônio Augusto Moura Silva, pesquisador da UFMA.

O pico do número de casos por dia em São Luís tinha ocorrido no dia 22 de maio, com 468 casos. Esse número havia baixado para 150 casos dez dias após o lockdown, e voltou a crescer, chegando próximo ao pico com quase 450 casos no sábado (6).

Já o pico no número de óbitos ocorreu em 19 de maio, com 25 mortes. Esse número oscilou para duas mortes no fim de maio. No domingo (7), foram registradas 11.

São Luís foi a primeira cidade no país a ter um bloqueio total das atividades. Há duas semanas, vem fazendo a abertura gradual do comércio e, nesta segunda (8), alguns setores do serviço público iniciaram o atendimento presencial.

Os modelos matemáticos revelam indícios daquilo que os pesquisadores chamam de rebote da pandemia, por causa do aumento de novos casos, e de mortes na região metropolitana.

O governador Flávio Dino, do PCdoB, disse que o número de casos aumentou porque aumentou o número de testes.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também