Coronavírus: 5,8 mil brasileiros aguardam repatriação, diz Ernesto Araújo

-- Publicidade --

-- Publicidade --

BRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quarta-feira que ainda há 5,8 mil brasileiros no exterior à espera de repatriação depois que diversos países fecharam seus espaços aéreos para impedir o avanço do novo coronavírus. Desse total, pelo menos 1,5 mil estão em Portugal, segundo o ministro.

Ernesto disse que o número de brasileiros fora do país por conta do novo coronavírus chegou a 16 mil, logo após blocos como a União Europeia e países como os Estados Unidos fecharem suas fronteiras e seus espaços aéreos para voos internacionais.

Desde então, aproximadamente 10 mil deles já foram repatriados, a maioria em voos comerciais. Ernesto disse que, nos casos em que os voos comerciais não forem possíveis, o governo federal irá fretar aeronaves para retirar grupos de brasileiros que não conseguem retornar ao país por conta das restrições à movimentação de pessoas impostas por países estrangeiros.

– A partir dos últimos dias, começamos a trabalhar com voos charter (fretados), pagando os voos para trazer brasileiros em situações onde não era mais disponível a situação de voo comercial – afirmou.

Ernesto citou o caso de 150 brasileiros que estavam no Equador e retornaram em um voo fretado pelo governo brasileiro. Ele mencionou ainda um outro voo, oriundo da África do Sul, que chegaria ao país trazendo aproximadamente 300 brasileiros.

O ministro disse que as representações diplomáticas do Brasil no exterior (consulados e embaixadas) estão trabalhando para orientar os brasileiros que precisem de auxílio para retornar ao país e que vem mantendo diálogo com chanceleres de diferentes países para obter as autorizações de sobrevoo que as aeronaves precisam para viajar ao Brasil.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte yahoo
você pode gostar também