Brasil fecha média semanal com 18% de aumento nas mortes por Covid-19

-- Publicidade --

-- Publicidade --

SÃO PAULO – Após registrar 321 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o Brasil acumula até agora 176.962 mortes pela doença. Os dados são do boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

No último dia, o país teve 26.243 pessoas diagnosticadas com infecção pelo novo coronavírus, totalizando 6.602.942 casos até agora no país.

A média móvel de sete dias do número de mortes no país está em 588, um aumento quinzenal de 18%, numa tendência de alta que já segue por três dias. Os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul fecharam o domingo em alta quinzenal de 106% e 46% nos óbitos, numa situação preocupante.

A média móvel de sete dias traz uma média entre os números de mortes e casos do dia e dos seis anteriores. A medida é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Das 27 unidades da federação, 17 estão com o número de óbitos em viés de elevação nas últimas duas semanas, e 4 estão com os números em queda. Outras 6 permaneceram em tendência estável (variação menor de 15% para mais ou para menos).

Levando em conta o Brasil inteiro, a variação no número de casos diagnosticados indica uma tendência de alta ainda maior (37% de aumento em 15 dias), sinalizando uma tendência de alta preocupante, uma vez que os dados de casos apontam a dinâmica da epidemia com mais antecipação. O número de mortes, apsar de refletir com mais atraso a taxa de infecção que faz a epidemia crescer, é um número menos sujeito a falhas de notificação, porque casos que resultam em óbito são menos propensos a ficar sem diagnóstico.

Vários dos estados que estão indicando aumento percentual acentuado de mortes por Covid-19 tem um número absoluto relativamente pequeno de mortes por dia. Acre, Amapá, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima estão em tendeência de alta, mas tiveram menos de 10 mortes por dia em média na última semana.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte yahoo
você pode gostar também