América Latina enfrenta covid e dengue ao mesmo tempo
Dengue nem sempre é fatal e pode ser tratado com analgésicos, mas pacientes que precisam de acompanhamento não podem sair de casa agora
Enquanto o coronavírus mata milhares de pessoas e domina a atenção dos governos na América Latina, outra infecção viral letal está silenciosamente afetando países da região.
A dengue é endêmica em grande parte da América Latina, mas a chegada da covid-19 afastou a atenção e os recursos da luta contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, dizem médicos e autoridades.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) prevê que 2020 seja marcado por altos índices de dengue, que podem encher unidades de terapia intensiva e matar pacientes em meio à pressão da covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
Em todo o mundo, o coronavírus afetou outras doenças de maneiras diferentes. Embora na Europa as medidas para conter o coronavírus tenham banido a gripe sazonal, na África o fechamento das fronteiras interrompeu o transporte de vacinas contra sarampo e outros suprimentos.