O governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) publicou novas nomeações da reforma administrativa nesta quinta-feira (11). Para a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas foi chamado o ex-deputado federal Lázaro Botelho. A pasta é responsável por integrar áreas estratégicas em diferentes pastas e está ligada ao gabinete do governador.
Também houve mudança no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O Diário Oficial trouxe a exoneração de Cláudio Alex Vieira do cargo de presidente do órgão e a nomeação de Paulo Roberto Melo de Castro Nogueira como substituto, ainda não foi divulgado um perfil dele.
A presença de Lázaro Botelho na gestão faz aumentar a quantidade de auxiliares do governador em exercício que ocuparam cargos eletivos. Além dele, já fazem parte do primeiro escalão o ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, na Secretaria da Fazenda e também Márcio Pinheiro, ex-prefeito de Itapiratins, como presidente da Agência Tocantinenses de Obras (Ageto).
Wanderlei fez ainda mudanças no segundo escalão, incluindo postos na própria Ageto, no Detran e também na direção do sistema prisional. No começo da semana, em entrevista do Bom Dia Tocantins, o governador em exercício tinha previsto terminar a reforma administrativa ainda esta semana.
Ele está atuando como governador porque Mauro Carlesse (PSL) foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça. O governador está sendo investigado por corrupção e interferência em investigações policiais, acusações que ele nega.