Senado aprova deputado Jhonatan de Jesus para o TCU
O cargo de ministro do Tribunal de Contas da União é vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos
O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que atua no controle externo da administração pública.
Jhonatan ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Ana Arraes, mãe do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu num desastre aéreo em 2014, quando era candidato a presidente da República. Como o cargo de ministro do TCU é vitalício, com a aposentadoria compulsória aos 75 anos, o parlamentar, de 39 anos, poderá ficar no cargo até 2059.
“Essa vitória marcará minha vida para sempre. Jhonatan tem conhecimento sobre contas públicas e é um dos deputados mais atuantes de Roraima”, disse o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), pai do parlamentar.
A indicação de Jhonatan de Jesus passou pela Câmara dos Deputados, na qual foi aprovada em 2 de fevereiro, com 239 votos favoráveis; ela partiu da liderança do Republicanos na Câmara e contou com o apoio de sete legendas (MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSD e União Brasil) e de duas federações (PSDB-Cidadania e PT-PCdoB-PV).
O Republicanos deverá manter a vaga na bancada de Roraima com Gabriel Mota, hoje vereador em Boa Vista e primeiro suplente do partido no estado.