Segurança das eleições: cúpula da SSP se reúne com o presidente do TRE-TO
“Estamos aqui para nos colocar à disposição da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano; para contribuirmos com a realização de um pleito mais limpo e seguro”. Com esse objetivo o secretário de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, realizou uma visita institucional ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, na manhã desta terça-feira (19/07). A reunião contou ainda com a presença do secretário executivo da SSP, Reginaldo de Menezes, diretores, superintendentes e delegados. O procurador regional eleitoral, João Gustavo Seixas, e o secretário Judiciário do TRE-TO, Vick Mature, também acompanharam o encontro.
“Estamos vivendo uma eleição bastante polarizada e promover a segurança é fundamental para a garantia do exercício da democracia”, destacou o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, durante a reunião. Ao agradecer a visita institucional da cúpula da SSP-TO, o presidente ainda frisou que “o Tribunal é um órgão voltado à administração das eleições, prezando pela imparcialidade e total isenção; e trabalhar pela segurança do pleito faz parte dessa importante missão. Portanto, o papel dos senhores e das senhoras é extremamente necessário, seja de forma preventiva ou repressiva de qualquer tipo de violência ou irregularidade”.
Para o procurador regional eleitoral, João Gustavo Seixas, a preocupação com a segurança é uma questão que vai além do dia da votação, sendo importante ser trabalhada em todo o período eleitoral. “Os indícios estão surgindo a todo momento e a preocupação não é somente em relação aos ataques sobre a segurança das urnas; temos que garantir a liberdade do direito ao voto, a segurança dos candidatos exporem suas ideias e dos eleitores votarem em quem quiserem”, afirmou.
“Estamos em constante monitoramento e atentos para evitar confrontos públicos, coibir o atos de abuso de poder econômico ou uso inadequado da tecnologia visando a interferência no pleito, como é o caso das fakenews”, complementou o secretário da SSP-TO. Wlademir Costa.