Rogério Marinho assume Ministério do Desenvolvimento Regional
Atual secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia ocupará o lugar do engenheiro Gustavo Canuto
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho (PSDB-RN), vai assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional no lugar do engenheiro Gustavo Canuto, que foi exonerado do cargo na tarde desta quinta-feira (6).
De acordo com o decreto presidencial, a troca de cadeiras na pasta ocorreu a pedido do próprio Gustavo Canuto.
O nome de Marinho, que ganhou destaque no ano passado como articulador da reforma da Previdência, vinha sendo cogitado para assumir um cargo ministerial no governo do presidente Jair Bolsonaro desde o mês passado.
Chris Lemos: Rogério Marinho, o “coringa” de Bolsonaro
Durante a crise que resultou na demissão de José Vicente Santini da Casa Civil, Marinho foi um dos cotados para assumir a pasta no lugar de Onyx Lorenzoni. Na ocasião, Bolsonaro buscava uma “saída honrosa” para o ministro que foi mantido no cargo após se resolver com o presidente.
Deputado, economista e professor, Marinho começou sua carreira política em Natal (RN), onde foi vereador, secretário de Planejamento, presidente da Câmara municipal e secretário estadual de desenvolvimento econômico do Estado.
Deputado federal por dois mandatos, ele relatou um projeto de reforma trabalhista e foi um dos responsáveis pelas mudanças no sistema de aposentadoria aprovada no ano passado, quando já era secretário especial de Previdência.