Republicanos, de Marcos Pereira, embarca na candidatura de Arthur Lira
Deputado era pré-candidato Eleição é em fevereiro de 2021
O deputado Arthur Lira (PP-AL) teve um reforço em sua candidatura a presidente da Câmara. O Republicanos, partido que tem 31 deputados, resolveu apoiá-lo.
O partido tinha seu próprio pré-candidato, Marcos Pereira (SP). Egresso do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele tentou viabilizar a própria candidatura como 3ª via.
Aliados de Lira, porém, já esperavam que apoio de Pereira caso a candidatura dele não decolasse. O movimento foi consumado nessa 4ª feira (16.dez.2020).
Com o apoio do Republicanos, Arthur Lira passa a ter em torno de si partidos que somam 204 deputados. A conta inclui siglas que tinham representante no lançamento de sua candidatura e outras que sinalizaram apoio. São elas: PP, PL, PSD, Solidariedade, Pros, PSC, Avante, Patriota e PTB, além do Republicanos.
Leia a íntegra da nota do Republicanos
“NOTA À IMPRENSA
REPUBLICANOS DECIDE APOIAR ARTHUR LIRA PARA PRESIDENTE DA CÂMARA
O Republicanos decidiu por unanimidade apoiar a candidatura do deputado federal Arthur Lira (Progressistas) à Presidência da Câmara. O comunicado foi feito pelo presidente do partido, deputado Marcos Pereira, e pelo líder da bancada, deputado Jonathan de Jesus.
O deputado Marcos Pereira abriu mão de formar um terceiro bloco para concorrer contra Lira e o candidato do grupo do atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), embora tenha conquistado a simpatia de parte dos partidos do centro e da oposição.
O objetivo agora é fortalecer o projeto de mudança e trabalhar para que a Câmara seja independente, porém de forma harmônica com os demais poderes, como prescreve a Constituição. O Poder Legislativo não pode ser utilizado como uma trincheira contra os demais poderes nem como base para disputas pessoais que envolvam as instituições de Estado. O Brasil é maior que tudo isso.
PODEMOS TENDE A APOIAR LIRA
A presidente do Podemos, Renata Abreu, disse ao Poder360 que seu partido tende a apoiar Lira também, apesar de ainda não haver decisão. A bancada tem 10 deputados e estava fechada com Marcos Pereira.
Como a votação é secreta, ter apoio de um partido não garante os votos de todos os deputados filiados. O poder coerção das siglas é limitado pelo sigilo da escolha do deputado.
A eleição da Câmara será em 1º de fevereiro de 2020. Se todos os 513 deputados votarem são necessários 257 votos para ser eleito.
Lira é o candidato favorito do Palácio do Planalto. É importante para o governo ter um aliado à frente da Câmara porque é o presidente da Casa quem escolhe o que os deputados votarão. Propostas do Executivo só saem do papel se os presidentes da Câmara e do Senado colocaram em votação.
O principal adversário de Arthur Lira deve vir do grupo de Rodrigo Maia. Ainda não há um nome escolhido. Os mais cotados são Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-AL). Maia aposta em apoio dos partidos de esquerda ao seu bloco. Como Lira se aproximou de Jair Bolsonaro os opositores do governo teriam dificuldades para apoiá-lo.
Marcos Pereira
Presidente Nacional do Republicanos
Jhonatan de Jesus
Líder da Bancada”
DEPUTADO COMEMORA APOIO
Pelo Twitter, Lira comemorou o apoio recebido pelo Republicanos. Segundo ele, o partido representa “um grupo que busca uma Câmara plural, democrática e que vai dar voz a todos os parlamentares”.