PSDB aguarda Maia: “Vamos respeitar o tempo dele”
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse ao Congresso em Foco nesta segunda-feira (8) que foi feito um convite formal para o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) se filiar ao partido, mas que ainda não tem previsão de resposta. “Maia já foi convidado. Respeitar o tempo dele”, disse o dirigente tucano.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].
Maia entrou em rota de colisão com o DEM durante o processo que definiu Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara. O ex-presidente da Casa tentou costurar o apoio do DEM ao seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP). Porém, mais da metade da bancada preferiu ficar com Arthur Lira, aliado do governo federal.
Com o objetivo de conter um desgaste e evitar uma demonstração ainda mais forte de divisão na legenda, o DEM decidiu que não iria fazer parte do grupo de nenhum dos candidatos. Maia saiu frustrado ao ver o seu próprio partido desembarcar da aliança de seu apadrinhado na Câmara e disse que vai se desfiliar. Além do PSDB, ele também conversa com Cidadania e PSL.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o deputado do Rio de Janeiro afirmou que o presidente do DEM, ACM Neto, “não tem caráter”. Em resposta, Neto disse que Maia é “descontrolado”.
Sobre o convite do PSDB ao vice-governador de São Paulo, o presidente do DEM disse na sexta-feira (5) ao Congresso em Foco que é natural a movimentação de Doria.
“Rodrigo Garcia é um dos melhores quadros do partido. Não acho que vá sair do partido. Estou vendo essa coisa do PSDB em cima dele, normal, é claro que o PSDB desejaria ter Rodrigo Garcia como eu não quero perder, mas nós queremos criar todas as condições de conforto para que ele queira permanecer no partido”.