Presidente do PRTB diz que anúncio de pré-candidatura agora é de “responsabilidade pessoal, não partidária”
Acionado pela Coluna do CT, o presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) no Tocantins, Júlio Fidelix, enviou nota para comentar a proliferação de pré-candidatos a prefeito de Palmas da legenda. Somente nesta semana houve o anúncio do médico Joaquim Rocha (PRTB), que se colocou à disposição para disputa; e o empresário Gil Barison (sem partido) disse estar em conversas avançadas com sigla. Apesar de ainda não ter se manifestado publicamente, o advogado Marcelo Claudio, presidente metropolitano do PRTB, também busca a indicação do grupo.
Todos tem direito, mas por sua conta em risco
Júlio Fidelix destaca na nota que o Estatuto do PRTB dá o direito da candidatura a todo filiado, o que faz com que estes anúncios estejam liberados. Entretanto, o presidente estadual da legenda deixou claro que a direção não vai endossar qualquer pretensão antes do que chamou de pré-convenção. “Até 5 de abril o partido se reserva de não confirmar nenhum nome específico de pré-candidatura ao cargo de prefeito para as eleições 2020, sendo responsabilidade pessoal, e não partidária, toda e qualquer publicidade porventura divulgada em nome de pseudocandidatos”, declarou o dirigente.
A única garantia é a candidatura própria
Na nota, Júlio Fidelix só confirma que o PRTB terá sim candidatura própria para a Prefeitura de Palmas, conforme já orientou a executiva nacional do partido.
Leia abaixo a íntegra:
“NOTA
Segundo o Estatuto do PRTB, todo filiado ao Partido, tem direito a se candidatar a cargos eletivos.
Manifestação de candidaturas, portanto, estarão liberadas.
Porém, até dia 05/04/2020, data da pré-convenção, o partido se reserva de não confirmar nenhum nome específico de pré-candidatura ao cargo de prefeito para as eleições 2020, sendo responsabilidade pessoal, e não partidária, toda e qualquer publicidade porventura divulgada em nome de pseudocandidatos.
Outrossim, informamos que o PRTB de Palmas tem orientação da Executiva Nacional do partido para lançar candidatura própria para a Prefeitura de Palmas, para receber palanque de apoio da presidência nacional do partido e de nossa estrela, vice-presidente da República, General Hanilton Mourão.
Júlio Fidelix
Presidente”