Mandetta insinua que perguntas de governistas vêm do Planalto
Questionado por Ciro Nogueira (PP-PI) ele disse que havia recebido a mesma pergunta do ministro Fábio Faria
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, demitido em abril de 2020 por se contrapor ao presidente Jair Bolsonaro na forma de lidar com a pandemia do novo coronavírus, é ouvido nesta terça-feira (4) pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid.
Durante a audiência, em que Mandetta disse que Bolsonaro tinha suas próprias ideias sobre a covid, ele também insinuou que as perguntas feitas pelos senadores governistas haviam sido formuladas pelo Palácio do Planalto.
O senador governista Ciro Nogueira (PP-PI) questionou Mandetta sobre sua orientação inicial para as pessoas evitarem buscar hospitais se acometidas de sintomas leves da Covid-19, e o ex-ministro respondeu: “Ontem eu recebi exatamente essa pergunta do ministro [das Comunicações] Fábio Faria. Acho que ele ia mandar para o senhor e acabou mandando pra mim. Quando fui responder, ele apagou. Então respondo para o senhor, mas também para o meu amigo, que foi parlamentar comigo, ministro Fábio Faria”.
A CPI da Covid é composta por maioria oposicionista ou independente, são 7 senadores desse bloco contra 4 senadores governistas. Os governistas já foram acusados de terem enviados requerimentos redigidos por uma servidora do Palácio do Planalto. Em reunião anterior houve bate-boca entre os integrantes, justamente sobre a análise dos requerimentos.