Lula e Janja visitam residência oficial da Granja do Torto
Presidente eleito estuda se mudar para o local antes da posse do dia 1º de janeiro. Atualmente, Lula está hospedado em hotel na região central de Brasília.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta terça-feira (20) a residência oficial da Presidência na Granja do Torto, local a cerca de 12 quilômetros do centro de Brasília.
Segundo a assessoria de Lula, o petista foi inspecionar o local para o qual estuda se mudar antes da posse presidencial, que ocorrerá no dia 1º de janeiro, na capital do país.
Ele estava acompanhado da futura primeira-dama, Janja da Silva, durante a visita.
Em entrevista coletiva nesta tarde, o delegado da Polícia Federal Andrei Rodrigues, que deverá ser o novo diretor-geral da PF, afirmou que foi feita uma varredura no local para garantir a segurança do presidente.
“Nossa equipe estava lá aguardando e a outra equipe se deslocou com o presidente hoje à tarde, em relação às condições do imóvel. Aí é uma avaliação muito pessoal da família, que vai fazer essa avaliação e, eventualmente, se tiver algum reparo a ser feito, vai proceder nesse sentido e decidir pela ida ou não ao imóvel”, afirmou.
Questionado se há alguma adaptação a fazer no local, ele disse que a área é “bastante protegida, própria para isso”. “Então, não vejo nenhum problema, pelo contrário, o ambiente mais apropriado eu diria para que o presidente descanse, tenha seus momentos de tranquilidade e com segurança”, avaliou.
Atualmente, Lula está hospedado em um hotel na região central de Brasília. Assessores do petista avaliam que uma mudança para a Granja do Torto pode melhorar o esquema de segurança do presidente eleito.
A residência oficial da Granja do Torto é uma casa de campo auxiliar da Presidência da República. Tradicionalmente, presidentes eleitos utilizam o espaço nos períodos de transição, enquanto o Palácio da Alvorada não é desocupado.
Guedes utilizava espaço
Em março de 2020, o presidente Jair Bolsonaro autorizou a utilização da Granja do Torto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Na semana passada, Guedes, que deixará de ser o titular da Economia a partir de janeiro, desocupou o espaço.
A Granja do Torto é uma propriedade da Presidência da República, localizada em Brasília, com características de casa de campo. Último general a presidir o Brasil durante a ditadura militar (1964-1985), João Figueiredo residiu na granja, onde criava cavalos.
Lula também gostava de utilizar o espaço ao longo dos dois mandatos como presidente. Bolsonaro ficou na Granja do Torto no período entre a vitória na eleição de 2018 e a posse como presidente, em janeiro de 2019.
De acordo com a Presidência, a granja tem 37 hectares, um espaço com piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa.