Lula dá aval a Elmano Freitas ao governo do Ceará para isolar Ciro Gomes
Escolhido seria mais bem aceito nas diferentes alas do PT e ajudaria a segurar os partidos da base aliada de Camilo no governo cearense
O deputado estadual do PT Elmano Freitas foi escolhido como pré-candidato do partido ao governo do Ceará com o aval do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar mais rachas dentro do partido e na base aliada, além de tentar isolar o presidenciável Ciro Gomes (PDT), que tem o estado como base eleitoral.
Aliado próximo de Lula, o ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou no domingo (24), em suas redes sociais, que Elmano será o candidato do partido ao governo do Ceará nas eleições de outubro. Elmano é deputado estadual desde 2015. Antes, foi secretário municipal da educação de Fortaleza, durante a gestão de Luizianne Lins (PT), hoje deputada federal. A expectativa é que a decisão seja ratificada em reunião nesta quarta (27). Camilo deve sair candidato ao Senado.
A ideia inicial do PT era de que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), então vice-governadora de Camilo, fosse escolhida como a candidata do grupo político. No entanto, o PDT optou por lançar Roberto Cláudio, mais ligado a Ciro. A aliança entre PT e PDT no Estado, então, se rompeu.
O PT passou a cogitar lançar Luizianne Lins, José Guimarães ou José Airton, todos deputados federais, com destaque aos dois primeiros, ao governo do Ceará. No entanto, após conversa com Lula e Camilo, se chegou a um acordo para que Elmano fosse escolhido.
O entendimento é que ele é mais bem aceito pelas diferentes alas internas do PT e ajuda a segurar os partidos que formam a base aliada de Camilo no governo. Por exemplo, PP, MDB, PCdoB e PV. O PT ainda espera agregar o PSDB e o PSB ao seu lado nas eleições.
Elmano Freitas tem boa articulação na Assembleia Legislativa do Ceará e ganhou visibilidade como relator de Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o financiamento de associações ligadas a militares e supostas irregularidades relativas ao motim ocorrido no estado em 2020, explica a pesquisadora do laboratório de estudos sobre política, eleições e mídia da Universidade Federal do Ceará Monalisa Soares Lopes.
“Elmano é o pré-candidato que melhor reunia todas as lideranças”, afirma, ao acrescentar que a candidatura dele representa a força política de Camilo Santana numa disputa direta com o grupo de Ciro Gomes.
A CNN apurou que algumas das vagas mais cobiçadas pela base aliada do PT são a vice na chapa de Elmano, que deve ficar com o MDB, e a de suplente de Camilo. Isso porque, se o ex-governador vencer a disputa ao Senado e Lula vencer a disputa ao Planalto, a aposta é que Camilo será ministro de Estado abrindo espaço no Senado.
Petistas ouvidos pela reportagem reconhecem que um ponto que joga contra Elmano é o fato de ele ser menos conhecido pela população no interior do Ceará, embora tenha certo recall em Fortaleza e na região metropolitana – ele já foi candidato à prefeitura de Fortaleza, em 2012, e de Caucaia, em 2020.
Contudo, a aposta do PT é que isso pode ser revertido com Lula e Camilo como fortes cabos eleitorais. De toda forma, o desafio tanto de Elmano Freitas quanto de Roberto Cláudio será enfrentar Capitão Wagner (União Brasil-CE). O deputado federal é mais ligado ao grupo político do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e aparece na frente em pesquisas de intenção de voto.