Lesa Pátria: PF cumpre mandados de busca contra supostos financiadores do 8/1
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca supostos financiadores dos ataques violentos contra as sedes dos Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF).
Na ocasião, simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não estava no local, havia tomado posse na semana anterior.
Ao todo, os agentes da PF cumprem 20 mandados judiciais: 18 de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico, todos expedidos pelo STF. A operação está sendo realizada em 5 estados:
- Paraná;
- Goiás ;
- Mato Grosso;
- São Paulo;
- Rondônia.
Segundo informações da PF, foi determinada a indisponibilidade de bens e ativos dos investigados. De acordo com as investigações, os valores chegariam a R$ 40 milhões.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz a corporação, em nota.