Gomes e Homero tratam com ministro Rogério Marinho sobre ações da Codevasf no TO
O senador tocantinense e líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional, Eduardo Gomes (MDB) e Homero Barreto, futuro superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no estado do Tocantins, foram uma das primeiras autoridades a serem recebidas pelo novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que tomou posse no primeiro escalão do governo na terça, 11.
Gomes, Homero e Marinho, trataram de detalhes da implantação do Superintendência Regional da Codevasf no Tocantins, que será comandada por Homero Barreto.
A bacia hidrográfica do rio Tocantins foi incluída na área de atuação da Codevasf por meio da Lei nº 13.702/2018. Desde então, além da elaboração de estudos e planos, a empresa está em articulação com o governo federal, governos estaduais e municipais, o Congresso Nacional e instituições parceiras para a execução de ações de desenvolvimento regional.
O que pesou na escolha do nome de Homero para comandar o órgão do Tocantins, foi larga experiência no setor público e sua atuação no Congresso Nacional como deputado. Homero avalia que a implantação da Codevasf no Tocantins será um marco histórico e é um compromisso do Governo Federal que resultara na aceleração de ações práticas no estado.
Já Eduardo Gomes, principal articulador de implantação da Codevasf no Tocantins, considera que o órgão será uma ferramenta importante como meio para o Governo Bolsonaro atuar no estado com com medidas efetivas de desenvolvimento.