Fora da política desde 2014, Marcelo Lelis reafirma desejo de ser prefeito de Palmas, mas não garante pré-candidatura
Marcelo Lelis, elegível e com desejo de tornar-se prefeito
Apto a voltar à política após um período de 8 anos de inelegibilidade, o ex-deputado estadual Marcelo Lelis (PV) conversou com o Conexão Tocantins e reforçou seu desejo de se tornar prefeito de Palmas/TO.
Segundo o político, apesar de ainda não ter decidido se concorrerá ou não à prefeitura da capital, o projeto de tornar-se prefeito seja, talvez, seu maior objetivo. “Estou fazendo a minha reflexão pessoal porque é uma decisão complexa, mas é algo que sempre mexeu comigo. Minha paixão por Palmas… eu realmente sou muito apaixonado pela cidade”, disse.
Lelis já concorreu à Prefeitura de Palmas por duas vezes, em 2008 e 2012. Em ambas foi derrotado, sendo que na última vez, concorrendo contra Carlos Amastha (PSB), Marcelo Lelis foi alvo de um processo que partiu da coligação do adversário eleito e que resultou na condenação de Lelis.
Inelegibilidade
Condenado a oito anos de inelegibilidade por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos em 2012, Lelis retornou ao seu cargo de deputado estadual do qual havia se licenciado para concorrer à prefeitura, finalizando seu mandato em 2014.
A decisão judicial de 1ª instância foi em agosto de 2013, sendo confirmada posteriormente pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) em 2015.
Sobre esse período, o político afirma que está tudo superado e que ele está em plenas condições de candidatar-se novamente. “Eu pessoalmente tenho todo o respaldo. O que tenho recebido, visto e pesquisado, é que estou absolutamente apto agora para a disputa em 2020. Então é uma possibilidade, mas eu não afirmo que é algo decidido”, disse.
Discussões
O político não confirmou se o PV já tem buscado fazer alianças com outros partidos visando a campanha eleitoral de outubro próximo. As discussões, segundo ele, estariam ocorrendo internamente e a tendência é de que o PV apresente candidatura própria. “Tem muita gente dentro do partido defendendo que haja uma candidatura própria, que o partido apresente uma pré-candidatura, e nós estamos fazendo essa reflexão”.
Apesar do desejo de tornar-se prefeito, da condição de elegibilidade e do respaldo que tem recebido dos companheiros de partido, Marcelo Lelis não garante que a decisão esteja tomada. “Não posso ainda afirmar que sim, mas também não descarto a possibilidade. O partido tem uma tradição na capital, desde 2008 nós disputamos todas as eleições municipais e é possível que o partido esteja presente. Mas não é uma decisão ainda”, finalizou..