Emedebista raiz, Elenil da Penha é o único deputado a permanecer no MDB após debandada geral
Ele é um dos membros históricos do partido no Tocantins.
Quatro dos 5 deputados estaduais eleitos em 2018 pelo MDB saíram do partido nesta janela partidária e deixaram a sigla praticamente esvaziada.
Jorge Frederico, Nilton Franco e Valdemar Júnior migraram para o Republicanos do governador Wanderlei Barbosa e pré-candidato à reeleição. Já Jair Farias foi para o União Brasil da Professora Dorinha.
O único a permanecer fiel no MDB foi Elenil da Penha, um dos membros históricos do partido no estado, no qual está filiado há décadas.
A trajetória política de Elenil teve início em 1994, quando atuou no movimento estudantil em Araguaína. Em 1996 foi eleito vereador pela primeira vez e ocupou uma cadeira na Câmara por 16 anos, seis como presidente. Em 2010 ficou como suplente de deputado estadual. Em 2013, comandou a Secretaria de Habitação de Araguaína. Em 2014, conquistou uma cadeira na Assembleia, sendo reeleito, em 2018, para um novo mandato.
O MDB é presidido no Tocantins pelo ex-governador Marcelo Miranda.
‘Indefinições’
O deputado Valdemar Júnior explicou os motivos que o levaram a decidir pela desfiliação do partido.
“As mudanças no quadro político do estado tornaram difícil a nossa permanência e também as indefinições de como se dará a união dos partidos por meio do novo sistema de composição, as Federações”, disse.