Eleições 2024: conheça os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Palmas
Para ajudar o eleitor a analisar os candidatos que disputam o cargo de prefeito de Palmas nas eleições municipais, o g1 reuniu as principais propostas registradas nos planos de governo de cada um. Os documentos estão disponíveis no site da Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro. Neste ano, a capital terá a possibilidade de ter segundo turno, pois atingiu mais de 200 mil eleitores. Se isso ocorrer, a data do segundo turno será no dia 27 de outubro.
Confira as principais propostas de cada candidato abaixo:
- Janad Valcari (PL)
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
- Professor Júnior Geo (PSDB)
- Lúcia Viana (PSOL)
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os planos de governo possibilitam os eleitores a conhecer as prioridades de cada um dos candidatos, principalmente nos setores da saúde, segurança, educação e mobilidade urbana.
Depois das eleições, o documento registrado oficialmente na plataforma DivulgaCandContas ainda pode ajudar na fiscalização do mandato do gestor escolhido pelo voto da população.
Quem eu escolho?
Além de ajudar os eleitores a conhecerem os planos de governo dos candidatos, o g1 também disponibilizou uma ferramenta que pode ajudar a definir em quem votar nas eleições de 2024. O “Quem eu escolho?” reúne informações dos candidatos de todas as cidades do país.
▶️Clique aqui para interagir e escolher seu candidato na sua cidade.
A ferramenta traz dados fornecidos pelo TSE de todos os candidatos a prefeito e vereador. O eleitor poderá fazer filtros por nome, gênero, cor, ocupação, grau de instrução, partido e faixa de patrimônio.
Eleitorado
No Tocantins, o eleitorado é composto por 50,53% de mulheres. Do total de 1.171.342 pessoas aptas a irem às urnas, 591.881 são eleitoras. Os homens correspondem a 49,47% do eleitorado, com 579.461 eleitores. Os dados são do TSE.
O voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos.
Os municípios com os maiores números de eleitores são Palmas, Araguaína e Gurupi. A capital possuí 209.524 eleitores.