Deputado Ricardo Ayres é nomeado para secretaria que cuida de parcerias público-privadas
Pasta é responsável por projetos como a concessão de parques estaduais e rodovias. Para a vaga de Ayres na AL será empossado Gutierrez Torquato.
O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) foi nomeado pelo governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) como secretário extraordinário de parcerias público-privadas. A entrada de Ayres na equipe do primeiro escalão do governo tinha sido anunciada há alguns dias, mas ainda não havia confirmação de qual pasta ele assumiria. A nomeação está no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15).
Esta secretaria é responsável por projetos como a concessão de parques estaduais e rodovias. Durante a gestão de Mauro Carlesse (PSL) foi esta secretaria que dirigiu o polêmico projeto de concessão do Jalapão, cancelado por Wanderlei no fim do ano passado. Na época da aprovação da concessão, Ayres foi o responsável por pautar o projeto em três comissões no mesmo dia.
Para a vaga do deputado na Assembleia Legislativa, deve ser empossado o suplente, Gutierres Torquato (PSB). A previsão é que isso aconteça já nesta quarta-feira (16). Torquato concorreu ao cargo de prefeito de Gurupi nas eleições de 2020, mas acabou derrotado por Josi Nunes (PSL).
Na AL, Ayres ocupava ainda a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da casa por analisar todos os projetos de lei que passam pelo Legislativo. A deputada estadual Claudia Lelis (PV) é a vice-presidente desta comissão e deve assumir esta cadeira.
Ricardo Ayres foi suplente de deputado estadual pelo Tocantins em 2010 e chegou a assumir a cadeira durante o mandato. Ele foi eleito como titular em 2014 e reeleito em 2018. Ao longo deste período, chegou a ficar afastado da AL em 2017 quando assumiu a Secretaria de Urbanismo de Palmas na gestão de Carlos Amastha (PSB). Em 2019 se envolveu em um episódio polêmico, quando uma escuta irregular foi encontrada dentro do gabinete dele.