Deputado quer discutir saúde mental em audiência pública
Requerimentos apresentados pelo deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) propõe a realização de audiência pública para a discussão dos impactos na saúde dos estudantes, dos profissionais da educação e da saúde, provocados pela pandemia da Covid-19. “Precisamos ouvir as pessoas. É necessário que o poder público crie ferramentas para auxiliar e ajudar a sociedade na superação dos problemas de saúde mental da população”, destacou o parlamentar.
Impactos da pandemia
De acordo com os requerimentos, a pandemia gerou grandes impactos na área da educação, professores e estudantes tiveram que se reinventar para dar continuidade às aulas à distância com qualidade e motivação. “Devido a essa grande dificuldade ficou demonstrado em diversas pesquisas o impacto negativo na saúde mental dos profissionais da educação e dos estudantes” – argumenta.
Pesquisas
Em pesquisa realizada pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fiocruz Brasília, para avaliar o impacto da pandemia na saúde mental de profissionais da saúde, demonstrou que “65% dos participantes da pesquisa apresentaram sintomas de transtorno de estresse, 61,6% de ansiedade e 61,5% de depressão e sintomas de ansiedade classificados como extremamente severos foram relatados por 33,8% dos participantes” – informa o Professor.
Segundo pesquisa realizada com 9.557 profissionais pela Organização Nova Escola, 72% dos profissionais da saúde tiveram a saúde mental afetada durante a pandemia. A Associação Nova Escola é uma organização de impacto social sem fins lucrativos que trabalha para o Brasil ter professores da Educação Básica fortalecidos em suas práticas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes, nascida em 1986 na Fundação Victor Civita.