Dada a largada!Dentre protagonistas e coadjuvantes, quem é quem no xadrez das eleições em Palmas
Maju Cotrim- Editora Chefe da Gazeta do Cerrado
Março chegou e com ele a certeza que as movimentações para as eleições em Palmas estão cada dia mais intensas vão aumentando mês a mês. O cenário continua com muitos nomes cotados ou pré-lançados mas na prática lá nas convenções vão se firmar mesmo na competitividade apenas quem tiver as condições reais de candidatura.
Nas rodas de conversa ou cafés de Palmas não faltam palpites, “analistas populares” e até mesmo os especialistas em política tocantinense concordam que tudo pode acontecer e que fatores surpresas vão determinar mudanças de curso em algumas candidaturas.
O afunilamento este ano caminha para ser um verdadeiro jogo de xadrez: a oposição esparramada de um lado, uma prefeita com um mandato e pacote de obras na mão mas com a necessidade de agilizar sua articulação política do outro e muita água ainda por debaixo dessa ponte.
Quem é quem neste jogo?
Cínthia: a vantagem da máquina
Mesmo com o vazamento do áudio infeliz sobre o Bar Mujica e todos os desdobramentos disso, Cínthia está firme no páreo. Não dá mesmo para subestimar a força de quem está com a máquina! Muitos questionam que ela ainda não tem o controle do PSDB ainda presidido pelo seu rival Ataides Oliveira mas todas as vezes que a entrevisto sobre isso noto tranquilidade dela sobre o assunto mesmo os bastidores todos na ânsia por uma decisão, natural principalmente para o grupo de vereadores que a acompanhará. Para conquistar a reeleição, Cínthia tem que ser minuciosa em evitar os erros. Na mira diária dos adversários, além das alianças, o espírito de construção política e de gestão de Cínthia serão determinantes na corrida. Se a oposição continuar multidividida ela amplia ainda mais a vantagem…há quem diga e repita a seguinte frase: “ela só perde se for para ela mesma”. Os gerenciamentos de crise e comportamentos políticos dela vão dizer…
Tiago Andrino: A defesa do legado Amastha
No PSB de Carlos Amastha cabe ao vereador Tiago Andrino sair mesmo candidato para defender o legado da gestão do grupo. Andrino no seu primeiro mandato é considerado um dos vereadores mais bem avaliados, com defesas importantes e bandeira contra a cultura dos privilégios. Tem seus méritos próprios mas resta saber agora até onde vai o nível de transferência de votos de Amastha e se eles conseguirão de fato formar um grupo e construir uma aliança que agregue. Em nome do projeto, Amastha de verdade está disposto mesmo a sair candidato a vereador.
Wanderlei Barbosa: o sonho não acabou!
Personagem da última semana após informações de bastidores que ele estaria desanimado para disputar as eleições, Wanderlei foi claro na sua entrevista exclusiva á Gazeta na qual mostrou maturidade política ao revelar que precisa avaliar de fato as condições para emplacar sua candidatura. Em meio a mil especulações, Wanderlei foi coerente ao ponderar que precisa conversar com o governador Mauro Carlesse e demais apoiadores e admitiu que seu sonho não terminou. Pela história de ligação política com a capital, engana se quem acha que o atual vice está 100% fora do páreo e que não tem suas influências direta ou indiretas no pleito! Se ele confirmar mesmo o recuo continua tendo interesse direto nas eleições já que em 2022 passaria a ser o plano do Palácio para suceder o Carlesse.
Vanda Monteiro: a força da região Sul
A deputada e recém presidente do PSL no Tocantins, Vanda Monteiro caminha mesmo buscando a consolidação de sua candidatura. Com apelo forte na região Sul e com uma chapa de vereadores já formada ela que se intitula “candidatíssima”pode surpreender! Chegou na Câmara de Palmas em 2016, pulou para a Assembleia em 2018 e tem um sentimento de identificação com os bairros de Palmas! Muitos já chegaram a cogitar um suposto apoio do Palácio a ela se Wanderlei de fato desistir mas o que seus movimentos mostram é que ela segue mobilizando líderes da capital até mesmo para facilitar nas possibilidades de apoios e alianças.
Raul: a dúvida latente
O ex-prefeito Raul Filho ainda está sem partido. Disse que escolheria até 15 de fevereiro, vem chegando março e nada! Habilidoso politicamente, Raul tem sobre si a dúvida sobre sua possibilidade real de ser candidato devido a sua situação de elegibilidade. Tem seus escudeiros e defensores mas até mesmo seu grupo político aguarda as definições dele e também carregam dúvidas sobre isso. O ex-prefeito tem atuado mais nos bastidores mas é tido dentre os principais nomes. Raul ainda não moveu, digamos assim, suas peças no tabuleiro e pode estar perdendo militância por isso.
Delegado Hudson: merece flagrante!
O estreante na Política, Delegado Hudson foi para o Rede, agora conversa com o PDT. Usa as redes sociais para fazer críticas e defesas em prol da cidade. Ja cunhou seu bordão: “merece flagrante” e faz um discurso contra corrupção e pela boa aplicação dos recursos públicos. É um nome que vem ganhando simpatia de formadores de opinião e os próximos meses vão mostrar se ganha mesmo musculatura política.
Gil Barison: “o subestimado” articulador
Se tem alguém subestimado neste processo de pré-campanha é o empresário Gil Barison. Nunca entrou na política e até mesmo os adversários que o conhecem afirmam que ele tem um bom perfil mas sempre desacreditam que ele vá mesmo ser Candidato. Enquanto isso, Barison surpreendeu ao se filiar na última semana no Republicanos com toda pompa e aval da nacional da legenda que estava inclusive cotada para receber Wanderlei. Já tem o PRTB (que pode indicar o vice) e o DC. Já vai a eventos, bairros e assim, calado, vai ganhando apoios espontâneos. Enquanto os tidos como principais se degladiam ele vai dando os próximos passos.
Eli Borges: respeito político e nicho forte
O deputado federal e pastor Eli Borges sempre diz que ser prefeito de Palmas é um sonho mas pé no chão e com a experiência de muitos mandatos sabe que não basta querer. Forte no nicho evangélico, Eli tem dito que está disposto a apoiar ou ser apoiado. No seu segundo ano na Câmara Federal uma candidatura de Eli interessa ao Palácio já que se fato ele entrar e vencer o suplente Lázaro Botelho ficaria com a vaga. Os que convivem com o deputado Eli sabem que ele jamais arriscaria uma candidatura sem ter todas as condições gerais necessárias independente de sua liderança.
Milton Neris: o sonho de administrar Palmas
O vereador de Palmas, Milton Neris também está com o nome colocado. Saiu do PP com esse propósito e tem feito a defesa de bandeiras da cidade e mobilizando líderes de bairros. Neris é um vereador preparado e próximo das demandas da cidade daí a consolidar candidatura só os próximos meses dirão…
Junior Geo: Rejeição quase zero
O deputado estadual Junior Geo sempre é comentado no cenário de Palmas. A rejeição dele é quase zero segundo sondagens já mostraram. Ele tem dito que pretende mesmo sair candidato e tem grupos de apoiadores. No 2º ano de mandato de deputado, Geo, se efetivar mesmo candidatura é considerado um candidato competitivo mas precisa conseguir formar um grupo.
Alan Barbiero
Agora no Podemos de Ronaldo Dimas, Alan Barbiero tem mostrado empolgação e quer montar um plano de governo diferenciado. Parte para os bairros a partir deste mês de março para montar o plano de governo e tem o desafio de mostrar mais proximidade com a população e qual é o diferencial de seu projeto após sair do grupo do ex-prefeito Carlos Amastha.
Germana: “a prefeita do baixo clero”
Do PCdoB, a professora Germana surpreendeu ao se autodeclarar”prefeita do baixo clero” no meio da polêmica do vazamento do áudio da prefeita. Ninguém contesta a capacidade técnica dela para as áreas nas quais já atuou, o desafio agora são as alianças e a composição do cenário. Sem dúvidas o projeto popular dela é necessário numa capital como Palmas.
Vicentinho Júnior: “não quero ser o Neymar…”
Presidente do PL e opositor ferrenho ao governo estadual, Vicentinho Junior está mesmo empenhando em construir sua candidatura. Num exclusiva que deu á Gazeta surpreendeu em dizer que não quer ser o Neymar nestas eleições e sim estar no lugar certo e na hora certa para fazer o gol…
Cleiton Pinheiro: novo jogador
O sindicalista Cleiton Pinheiro é o novo jogador. Em conversa adiantada com o PDT já começa a articular a base sindical e trabalha num nicho importante que se concentra na capital que são os servidores públicos. Sua pré-candidatura ainda será confirmada em reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
PV tem peso importante
O PV aguarda resposta do ex-deputado Marcelo Lelis se vai ou não ser candidato. A legenda, que disputou as últimas três eleições na capital como cabeça de chapa, tem dito que quer manter o protagonismo.
Mais peças…
Outros nomes também tem declarado que tem interesse em disputar como o Professor Bazolli do Psol, o ex-vereador Aurismar Cavalcante e ainda o YouTuber Pastor Nelcivan.