Como ser mesário: o que faz e como trabalhar nas eleições 2024
Muitas pessoas são pegas de surpresa ao serem convocadas como mesário ou mesária nas eleições de todo o Brasil. Mas, ser mesário tem suas vantagens, já que participar de todo esse processo eleitoral traz diversos benefícios ao cidadão, além de prestar um serviço em prol da democracia.
Saiba que não são só os escolhidos pelo TSE que podem participar, você também pode se voluntariar para ser mesário. Neste artigo, vamos te contar as funções de um mesário ou mesária no dia das eleições, os benefícios e como se inscrever.
O que é mesário ou mesária?
Mesário ou mesária são cidadãos comuns que assumem a responsabilidade de salas eleitorais dentro de determinada zona nos dias que ocorrem as eleições.
O então servidor tem a função de verificar os documentos dos eleitores e registrá-los na ata da sessão, além de reportar qualquer anormalidade aos responsáveis da zona eleitoral.
O mesário ou mesária são grandes elos entre a democracia e a Justiça Eleitoral, e quem se habilita a função pode ter alguns benefícios.
Quais os benefícios de ser mesário?
Além de exercer a função de cidadão, o mesário ainda tem benefícios ao se candidatar ou ao ser escolhido para o serviço, acompanhe:
- Dispensa do trabalho pelo dobro de dias da convocação, sem desconto em folha. Ou seja, em caso do pleito ser realizado em dois turnos, serão 04 dias de folga previstos;
- O serviço vale como desempate para concursos públicos relacionados à Justiça Eleitoral, desde que previstos no edital;
- Horas complementares para instituições de Ensino Superior que tenham vínculo com a Justiça Eleitoral;
- No dia da eleição, o mesário tem direito a um vale-refeição no valor de R$60.
Quem pode ser mesário?
Todos os cidadãos com título de eleitor regularizado e que forem maiores de 18 anos podem ser mesários, tanto para se candidatarem para o cargo, quanto para serem convocados.
Quem não pode ser mesária ou mesário?
Existe uma lista de restrições a cidadãos que pretendem ser mesários, todas para assegurar um pleito justo, confira:
- Candidatos e seus familiares até o 2º grau de parentesco, incluindo parentes por afinidade, além do cônjuge;
- Membros executivos de diretórios partidários;
- Autoridades e agentes policiais;
- Funcionários ocupando cargos de confiança no Poder Executivo;
- Eleitores com menos de 18 anos de idade;
- Pessoas vinculadas ao serviço eleitoral.
Como ser mesário? Passo a passo
Para ser mesário, você pode ir até um cartório eleitoral próximo a sua residência e, caso o seu título eleitoral esteja em dia, poderá fazer sua candidatura.
Agora, se preferir, você pode se inscrever pelo site da justiça eleitoral, que disponibilizou uma sessão especial para aqueles que gostariam de colaborar em pleitos. O passo a passo é bem simples, veja:
- Acesse o site e clique em “Quero ser mesário”;
- Leia e saiba todos os detalhes sobre a inscrição;
- Depois, acesse o seu aplicativo “E-Título” e faça seu cadastro.
Após isso, o cartório eleitoral que você escolheu fará uma análise da sua ficha, validando ou não a inscrição. Caso haja vagas e nenhum impedimento, entrarão em contato com você para a convocação.