Carlos Bolsonaro sobre Mandetta: ‘Deveria sair preso desse local’

Durante o depoimento do ex-ministro da Saúde, o filho 02 do presidente usou uma rede social para atacar as declarações de Mandetta na CPI da COVID-19

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Na tarde desta terça-feira (4/5) o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos/RJ) usou as redes sociais para atacar declarações do ex- Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado Federal.

Segundo o filho 02 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o depoimento de Mandetta é um ‘festival de mentiras’ e o ex-ministro seria digno de prisão em ‘um país sério’.

Durante suas falas, Mandetta chegou a informar para a comissão que Carlos Bolsonaro participava das reuniões ministeriais, algo que não está entre suas funções dentro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, já que o cargo de vereador não tem atribuições para reuniões entre ministros federais no Planalto.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Para ser instalado no Senado Federal, uma CPI precisa do aval de, ao menos, 27 senadores; um terço dos 81 parlamentares. Na Câmara dos Deputados, também é preciso aval de ao menos uma terceira parte dos componentes (171 deputados).
Há a possibilidade de criar comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs), compostas por senadores e deputados. Nesses casos, é preciso obter assinaturas de um terço dos integrantes das duas casas legislativas que compõem o Congresso Nacional.

O que a CPI da COVID investiga?

O presidente do colegiado é Omar Aziz (PSD-AM). O alagoano Renan Calheiros (MDB) é o relator. O prazo inicial de trabalho são 90 dias, podendo esse período ser prorrogado por mais 90 dias.
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte em
você pode gostar também