Arthur Lira anula convocação de Braga Netto para depor na Câmara

Líder do governo pediu anulação Oposição planeja reação a ato Ia explicar compra de comida

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), derrubou nesta 4ª feira (14.abr.2021) a convocação para que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, comparecesse à CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle) da Casa para explicar gastos com comida pelas Forças Armadas.

A decisão foi tomada em resposta a um pedido do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). O deputado paranaense alegou que Braga Netto ainda não tinha tomado posse no Ministério da Defesa quando a convocação foi aprovada.

Leia a íntegra da decisão (2 MB).

PEDIDO

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara tinha aprovado em 31 de março a convocação do ministro da Defesa para dar explicações ao colegiado. O novo chefe da pasta é o general Walter Braga Netto, que antes comandava a Casa Civil.

requerimento (leia a íntegra em PDF, 132 KB) foi apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO). A justificação do pedido começa com o seguinte parágrafo:

“Fomos surpreendidos ao fazer um levantamento no Painel de Preços do Ministério da Economia, em processos de compras para as Forças Armadas, e detectamos a aquisição de picanha, cerveja, bacalhau, filé e salmão.”

Vaz refere-se ao episódio que, antes, motivou pedido do PSB à PGR (Procuradoria Geral da República) para apurar possíveis irregularidades na compra dos produtos em 2020. As compras teriam sido mais caras do que poderiam ser.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também