Amigo de Lula, Luxemburgo sonha novamente com vaga de senador pelo Tocantins
Ele tentou construir sua candidatura em 2010, mas não deu certo.
O mês de fevereiro começou movimentando o cenário da política tocantinense. De um lado, a retomada do andamento do processo de impeachment do governador afastado Mauro Carlesse (PSL). Do outro, as andanças de pretensos candidatos que já estão de olho na construção das chapas majoritárias.
Quem surgiu novamente no cenário político alimentando um sonho antigo de ser senador pelo Tocantins foi o técnico de futebol e empresário Vanderlei Luxemburgo, depois daquela tentativa frustrada de articular uma candidatura em 2010, quando acabou sofrendo uma condenação por ‘transferência eleitoral fraudulenta’.
Segundo fontes, Luxemburgo esteve recentemente no Palácio Araguaia para um bate-papo com seu xará-amigo, o governador em exercício Wanderlei Barbosa, e até aceitou uma sugestão dele para conhecer a pousada do casal Lelis em Taquaruçu. Cláudia e Marcelo Lelis são os dirigentes do Partido Verde (PV) no estado, ingrediente perfeito para o encontro.
Diante desse cenário, Luxemburgo certamente será um nome a ser considerado na composição da futura chapa majoritária governista. Porém, essa vaga também estaria nas pretensões da senadora Kátia Abreu (PP), que tentará a reeleição.
Luxemburgo busca há muito tempo fixar raízes no Tocantins. Adquiriu imóveis em Palmas, comprou a televisão Record-TO e também desenvolve outros negócios. Portanto, a situação agora é diferente de 2010, quando foi condenado por fraudar a documentação para transferir o seu domicílio eleitoral para Palmas. Na época, Luxemburgo já estava filiado ao PT.
Petista de coração, Luxemburgo é um grande defensor do ex-presidente Lula, de quem certamente teria apoio numa disputa a senador pelo Tocantins. O problema é que Lula teria que optar entre Luxemburgo e Kátia Abreu.