Afinado com Bolsonaro, Avelino diz que Paraíso vai receitar cloroquina para pacientes até com suspeita de Covid-19
O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (MDB), mostrou que está muito afinado com Jair Bolsonaro e avisou em vídeo que vai atender os dois pontos defendidos insistentemente pelo presidente: o uso da cloroquina e a liberação do mercado. Avelino anunciou em vídeo nas redes sociais na sexta-feira, 15, que os médicos do município vão passar a receitar a cloroquina aos pacientes até com suspeita de Covid-19, com a concordância por escrito da pessoa. “A hidroxicloroquina não é o bicho-papão que mata gente, não”, garantiu.
Para a malária
Ele lembrou que, como médico, receitava o remédio para a malária. “E ninguém nunca morreu por conta disso”, disse. O medicamento, no entanto, é aprovado para a malária, mas ainda não há comprovação científica de sua eficácia contra o novo coronavírus. Mas o prefeito insiste: “Todo e qualquer remédio tem efeitos colaterais, depende do organismo que o está recebendo”.
A partir desta segunda
A proposta é começar a receitar a cloroquina na rede municipal de saúde a partir desta segunda-feira, 18, para, segundo Avelino, “evitar uma infinidade de mortes que podem acontecer”.
Brasil e o mundo “perderam muito tempo”
Para o prefeito, o Brasil e o mundo “perderam muito tempo” em já não ter colocado a hidroxicloroquina no tratamento à Covid-19, que Avelino recomenda que deve ser utilizada de forma preventiva. Isso porque, disse, depois de o paciente estar estar entubado é tarde.
Uma “fechadinha”, mas vai abrir de novo
Ele ainda lembrou ter promovido a abertura do comércio no dia 30 de março e disse que não se arrependeu. “Depois dei uma ‘fechadinha’ porque o promotor pediu, mas, de qualquer forma, nós vamos abrir tudo de novo”, avisou.
Deixa o povo fazer contato
Avelino disse que é “da corrente que defende que o povo deve fazer o contato”. “Agora, há um cuidado especial, com as pessoas vulneráveis, coração [cardíacos], [pacientes de] câncer e de imunidade baixa”, elencou. “O resto, deixa o povo trabalhar e fazer contato uns com os outros para que se possa ir imunizando naturalmente através do contato.”
Com consciência
Ele observou que muitos podem achar a “posição delicada e difícil”. “Mas a gente faz isso com consciência. Tenho certeza que não vai aumentar ou diminuir o número de mortos”, assegurou.
37 casos e 3 mortes
Paraíso, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde desse sábado, 16, já conta 37 casos do novo coronavírus e três mortes.
Como Bolsonaro
A defesa que o prefeito está fazendo, tanto do uso da cloroquina quanto da liberação geral da economia, é a mesma em que tem insistido o presidente Jair Bolsonaro.
Assista o vídeo: