Real mais forte: entenda os motivos para a desvalorização do dólar

Desde o começo do ano, o real já acumula alta de 7,5% em relação à moeda norte-americana

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O Brasil é o país onde o dólar mais perdeu valor em 2022. A moeda norte-americana teve uma desvalorização de 7,5% no país, segundo a Refinitiv. Nesta quarta-feira (16), o dólar caiu mais 0,99%, cotado a R$ 5,129, menor valor desde julho do ano passado.

Além do Brasil, outros países de natureza exportadora aparecem na lista. No Chile, o dólar se desvalorizou 6%, enquanto na África do Sul ficou com uma desvalorização de 5,8%.

Por ouro lado, na zona do euro, o dólar se valorizou 0,1%. Assim como no Reino Unido (0,4%) e na Turquia (2,3%).

Evolução do dólar em 2022 em % / CNN/Reprodução

O que explica a desvalorização?

Quatro fatores explicam a valorização do real. O primeiro deles é o aumento na taxa básica de juros que tem sido feito pelo Banco Central (BC) para conter a inflação, esse movimento acaba atraindo dinheiro estrangeiro para o país.

Em seguida está a expectativa de alta gradual do juro nos Estados Unidos, outro fator que favorece o real. Nesta quarta-feira (16), o banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed), divulgou uma nova ata, mas não realizou mudanças no juro.

Fatores que influenciam a desvalorização do dólar / CNN/Reprodução

Outro ponto é o enfraquecimento de pautas políticas com impactos fiscais em Brasília. Observamos discussões mais responsáveis com as contas públicas.

Por fim, o tema do receio do mercado com as eleições em outubro deste ano. Os investidores estrangeiros se mostram menos preocupados com uma possível troca de governo em 2023.

 

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também