Novo Ibovespa: veja as 5 ações que mais ganham e perdem
A indústria de fundos passivos, que replica a carteira, exerce grande influência sobre as precificações de ações
As ações da Vale (VALE3) serão as que provavelmente irão ganhar mais participação na nova composição do Ibovespa que passará a valer a partir do próximo 1º de setembro, avalia a Genial Investimentos em um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (25).
A primeira prévia da composição será conhecida agora em 1º de agosto, mas as projeções da corretora foram feitas com as expectativas para a terceira prévia.
Além da mineradora, o estrategista Filipe Villegas calcula um crescimento na presença da Weg (WEGE3) e Localiza (RENT3), além das prováveis estreantes PetroReconcavo (RECV3) e Vamos (VAMO3).
Os papéis da Porto Seguro (PSSA3) também estão próximos da entrada, que pode acontecer na segunda prévia em agosto, caso o nível de negociabilidade se manter até lá.
Por outro lado, as que devem mais perder importância no benchmark são a Itaúsa (ITSA4), Petrobras (PETR4), Itaú (ITUB4), Assaí (ASAI3) e Petrobras (PETR3).
Os papéis da Méliuz (CASH3) seriam provavelmente excluídas.
“É fundamental que o investidor acompanhe as mudanças nas carteiras teóricas de índices, já que a indústria de fundos passivos, que replica essas carteiras, exerce grande influência sobre as precificações de ações no mercado, principalmente aquelas com menor liquidez”, lembra Villegas.