Ibovespa sustenta alta com notícia positiva para arcabouço fiscal
O Ibovespa registra alta nesta quinta-feira (18). Às 16h01, o principal índice da B3 avançava 0,41%, aos 109.911,00 pontos, oscilando entre máxima a 110.081,69 pontos e mínima a 108.864,44 pontos.
A bolsa brasileira reage aos novos passos do arcabouço fiscal, cuja urgência (tramitação acelerada) foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (17), com 367 votos favoráveis à proposta do Ministério da Fazenda. Agora o texto terá prioridade em relação aos projetos que ainda aguardam análise dos parlamentares, sem precisar passar por comissões especiais. Com isso, o arcabouço segue direto para o plenário da Casa na próxima semana.
Entre os destaques positivos do dia, estão as ações da BRF (BRFS3), que sobem mais de 10% e lideram as altas do Ibovespa. O movimento ocorre após a empresa confirmar que vem mantendo negociações para venda de precatórios, créditos tributários e ativos judiciais, como forma de reduzir seu endividamento.
Na última sessão, de quarta-feira (17), o Ibovespa fechou em alta de 1,17%, aos 109.459,95 pontos, acumulando uma desvalorização de 0,25% no ano.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.