Ibovespa hoje: índice abre em alta com ata do Copom e inflação na Europa no radar
Na frente fiscal, os investidores ficam à espera da promulgação da reforma tributária
O Ibovespa opera em alta de 0,13%, aos 131.258,89 pontos, na abertura do pregão desta terça-feira (19). Os principais direcionadores do índice nesta terça-feira (19) são a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e o bom humor nos mercados do exterior.
A ata do Copom constatou que houve um ‘progresso desinflacionário’ relevante no País, mas que ainda há um caminho longo a percorrer para a ancoragem das expectativas e o retorno da inflação à meta.
Já o exterior opera no positivo após os dados do índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro. O indicador de inflação recuou 0,6% em novembro na comparação com outubro. Na comparação anual, houve alta de 2,4%, como esperado.
Os investidores internacionais ainda procuraram novos indícios de que as apostas feitas sobre a queda dos juros americanos no primeiro trimestre de 2024, após a decisão de manutenção das taxas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) são factíveis.
Na frente fiscal, os investidores ficam à espera da promulgação da reforma tributária, que foi marcada para quarta-feira (20).