Ibovespa fecha abaixo dos 118 mil pontos com dados da Vale (VALE3) em foco
A Bolsa brasileira foi prejudicada pela queda de ações com grande peso para a composição do Ibovespa
O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (18), em dia de agenda esvaziada. O principal índice da B3 encerrou o pregão em baixa de 0,32%, aos 117.841,19 pontos, oscilando entre máxima a 118.731,86 pontos e mínima a 117.324,10 pontos.
Nos Estados Unidos, dados sobre produção industrial e vendas no varejo mais fracos do que o esperado reforçaram as expectativas de que uma possível nova alta de juros pelo Federal Reserve (Fed) deve ser a última do ano. As Bolsas de Nova York fecharam no positivo, com Nasdaq em destaque, beneficiada pela alta de ações de big techs. Os papéis da Microsoft (MSFT) chegaram a subir mais de 5% após a empresa anunciar novidades relacionadas ao uso de Inteligência Artificial (IA).
No cenário doméstico, a Bolsa brasileira foi prejudicada pela queda de ações com grande peso para a composição do Ibovespa. Os papéis da Vale (VALE3) operaram no negativo, mesmo com o avanço do contrato futuro do minério de ferro, que fechou em alta de 0,66% em Dalian, na China. Investidores agora aguardam a divulgação do relatório de produção e vendas da mineradora, que deve sair após o fechamento do pregão.
Em relação à Petrobras (PETR3;PETR4), o Santander avaliou, em relatório, que a estatal deve manter dividendos fortes, mesmo com as mudanças de estratégia da companhia. No entanto, a análise divulgada nesta terça não foi suficiente para impedir a queda das ações, que operaram no negativo ao longo da tarde.
Na outra ponta, as ações da Yduqs (YDUQ3) lideraram os ganhos do Ibovespa e chegaram a subir mais de 7%. O movimento ocorreu em reação à queda dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DIs), cenário que beneficia ativos mais sensíveis aos juros e ligados à atividades domésticas.
Na segunda-feira (17), o Ibovespa fechou em alta de 0,43%, aos 118.219,46 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.