CVM e órgão de regulação da China fecham compromisso para acordo de cooperação
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a CSRC (Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China) fecharam um memorando que prevê a cooperação entre as duas instituições, o que inclui esforços para desenvolver os mercados e proteção aos investidores.
“A assinatura deste memorando reforça que a CVM segue firme em sua pauta desenvolvimentista, se mostrando cada vez mais aberta ao diálogo, seja com o mercado, com a sociedade ou com outras jurisdições”, afirmou, em nota, João Pedro Nascimento presidente da CVM.
No documento, as entidades propõem a consulta e prestação de assistência mútua com foco no desenvolvimento do mercado de valores mobiliários nas suas respectivas jurisdições e concentra as intenções em dois temas: produtos de investimento e supervisão de mercados. Marina Copola, diretora da CVM, foi quem representou a autarquia durante a assinatura do documento.
Em relação aos produtos, o memorando prevê o desenvolvimento de instrumentos que possam promover o desenvolvimento sustentável, como títulos verdes, e fortalecer os fundos negociados em bolsa (ETFs) em ambas as jurisdições.
Já no âmbito da supervisão, as duas instituições querem desenvolver e permitir o emprego de tecnologia inovadora na supervisão financeira (Suptech) e ter um canal de comunicação voltado para a troca de conteúdos de educação de investidores e letramento financeiro.