Rússia suspende venda de moeda estrangeira até setembro
Medida é mais uma tentativa de evitar uma desvalorização ainda maior da moeda nacional
O Banco Central da Rússia anunciou nesta terça-feira (8) que suspendeu a venda de moedas estrangeiras no país até o dia 9 de setembro.
Nesse período, “os bancos não poderão vender as moedas estrangeiras para seus clientes”, mas os russos poderão ir às instituições financeiras para trocar o dinheiro estrangeiro por rublos normalmente, diz a nota.
A medida é mais uma tentativa de evitar uma desvalorização ainda maior da moeda nacional.
Em comunicado, a instituição afirma que, até o dia 9 de setembro, os clientes poderão retirar no máximo US$ 10 mil de suas contas. Em caso de valor excedente, o mesmo será convertido em rublos russos com a taxa de mercado do dia.
Os bancos também não venderão dinheiro aos cidadãos durante a vigência da ordem temporária, segundo a publicação, o que tem potencial de levar a transações no mercado paralelo.
Os cidadãos poderão abrir novas contas e depósitos em moeda estrangeira, mas só será possível retirar fundos delas em rublos, aponta o Banco Central russo. S
egundo o comunicado, nos bancos russos, cerca de 90% das contas em moeda estrangeira não excedem o valor de US$ 10 mil, ou seja, 90% dos titulares de depósitos ou contas em moeda estrangeira poderão receber integralmente seus fundos em dinheiro.