Putin aponta avanços em debate sobre exportação de grãos

A declaração foi dada durante a visita de Putin ao Teerã, onde se reuniu com os chefes de estado da Turquia e do Irã

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (19) que seu governo está disposto a cooperar para garantir a exportação de grãos através do Mar Negro.

A declaração foi dada durante a visita de Putin ao Teerã, onde se reuniu com os chefes de estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e do Irã, Ebrahim Raisi, na tentativa de estreitar o laço entre os três países e debater o desenvolvimento da região do Oriente Médio e o conflito na Síria.

O líder russo, citado pela agência Tass, informou que houve avanço nas negociações, mas disse querer que todas as restrições às exportações de grãos russos sejam retiradas.

“É verdade que nem todos os problemas foram resolvidos ainda, mas há mudanças, e isso é bom”, declarou ele em um comunicado enviado pelo Kremlin.

Putin ainda agradeceu seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, por seus esforços para mediar as discussões sobre o assunto.

“Gostaria de agradecer por ter proposto a Turquia como um terreno de negociação sobre o problema da produção de alimentos, os problemas das exportações de grãos no Mar Negro”, reiterou o líder de Moscou.

A expectativa é de que um acordo para garantir as exportações dos grãos dos portos ucranianos pelo Mar Negro seja firmado em breve. O plano foi elaborado na semana passada em Istambul por delegações da Rússia, Ucrânia, Turquia e representantes da ONU.

Segundo fontes citadas pelo Financial Times, ainda há problemas a serem resolvidos sobre a segurança dos portos e navios durante a rota. Moscou supostamente deu garantias de que não lançará ataques a cargas carregadas de trigo e outros cereais, mas a Ucrânia não estaria completamente convencida e teria pedido mais garantias de que os russos vão ficar longe dos portos.

A visita de Putin e Erdogan ao Irã ocorre na sombra do fortalecimento do eixo Moscou e Teerã, que há meses vem consolidando a cooperação em nível comercial e energético.

Durante uma reunião com Raisi, o mandatário russo disse que as relações comerciais com o Irã “estão se desenvolvendo rapidamente. Ontem, inclusive, o Kremlin disse que já esperava que um acordo de cooperação estratégica global entre os dois países fosse assinado “em breve”.

Nesta tarde, foi assinado um acordo entre Moscou e Teerã no qual empresas russas, incluindo a Gazprom, vão investir US$40 bilhões no setor petrolífero iraniano, um investimento estrangeiro considerado o mais importante da história do país.

Rússia e Irã também compartilham a mesma linha no conflito sírio, dando apoio, também militar, ao regime de Damasco, ao qual a Turquia se opôs vigorosamente desde o início da guerra, há mais de 10 anos.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte epocanegocios
você pode gostar também