Nasa diz que missão lunar da Índia é inspiradora, após país perder contato com módulo espacial
Na sexta-feira, pouco antes do pouso, cientistas indianos não conseguiram mais contato com o módulo lunar Chandrayaan-2. Objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua.
A agência espacial americana (Nasa) afirmou neste sábado (7) que a missão indiana é inspiradora, um dia depois de a Índia ter perdido contato com o módulo lunar Chandrayaan-2.
Em uma publicação no Twitter, a Nasa reconheceu a dificuldade de uma missão espacial e disse que espera explorar o sistema solar em parceria com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) no futuro.
Na sexta-feira, pouco antes do pouso, cientistas indianos perderam o contato com o módulo Chandrayaan-2. Ainda não está claro o que aconteceu com o módulo de pouso Vikram.
Space is hard. We commend @ISRO’s attempt to land their #Chandrayaan2 mission on the Moon’s South Pole. You have inspired us with your journey and look forward to future opportunities to explore our solar system together. https://t.co/pKzzo9FDLL
— NASA (@NASA) 7 de setembro de 2019
O objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua e sobre eventual presença de água no local. O contato com a base foi perdido cerca de 20 minutos depois de iniciado o procedimento de pouso suave, que visa reduzir a velocidade do módulo para garantir uma chegada segura.
Os cientistas da ISRO acompanhavam a missão ao vivo na sede da agência espacial quando o sinal do módulo foi perdido. O pouso do módulo Vikram estava agendado para acontecer às 17h25h. Depois, o jipe Pragyan deveria explorar a superfície lunar entre 20h30 e 21h30.
“A descida do módulo de pouso Vikram estava normal até uma altitude de 2,1 km. Então nós perdemos comunicação. Os dados estão sendo analisados”, disse Kailasavadivoo Siva, responsável pela ISRO.