Líder da Al Qaeda dado como morto aparece em ‘filme comemorativo’ da organização terrorista para o 11 de Setembro

Ex-médico particular de Osama bin Laden, Ayman al-Zawahiri assumiu a liderança da organização após a morte do terrorista saudita em 2011

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O líder da organização terrorista Al-Qaeda dado como morto pelas autoridades internacionais apareceu em um “filme comemorativo” divulgado pelo grupo celebrando o aniversário de 20 anos dos ataques de 11 de setembro de 2001. As especulações em torno da morte de Ayman al-Zawahiri são noticiadas desde o fim de 2020.

Segundo o jornal norte-americano New York Post, o vídeo de 60 minutos com a presença de Ayman al-Zawahiri vem sendo compartilhado por simpatizantes da Al-Qaeda ao longo das últimas semanas. A produção é da As Sahab Media, setor da Al-Qaeda responsável pelo material de divilgação do grupo terrorista.

Osama bin Laden (1957-2011) ao lado de seu então médico particular e conselheiro Ayman al-Zawahiri em foto de novembro de 2001 (Foto: Getty Images)

Ayman al-Zawahiri era médico particular de Osama Bin Laden (1957-2011) e era presença constante ao lado do terrorista em seus pronunciamentos públicos. Nascido no Egito, ele herdou o cargo de líder da Al-Qaeda após a morte de seu antigo chefe em 2011.

Responsável pela exposição do vídeo, a ONG internacional SITE Intelligence Group, afirmou pelo Twitter: “Em meio a rumores sobre sua morte, o líder da Al-Qaeda Ayman al Zawahiri aparece nesse vídeo de 60 minutos, com evidências de que ele não está morto – principalmente pelas referências a eventos posteriores a eventos de dezembro de 2020, quando a morte foi noticiada”.

Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova York, foram atacadas em 11 de setembro de 2001 por organização terrorista (Foto: Spencer Platt/Getty Images)

Os eventos mais recentes citados pelo terrorista no registro seriam referentes à saída dos Estados Unidos do Afeganistão, administrada pelo presidente norte-americano Joe Biden. Ele não menciona, no entanto, a tomada recente do país pelo Taliban.

Principal ataque terrorista organizado pela Al-Qaeda, os atentados de 11 de setembro de 2001 resultaram na morte de 2.977 pessoas, além dos 19 sequestradores que cometeram suicídio. Mais de seis mil pessoas ficaram feridas.

Bombeiros trabalhando nos escombros das torres do World Trade Center após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 (Foto: Getty Images)
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistamonet
você pode gostar também