Equipes se preparam para demolir prédio que desabou parcialmente em Miami e deixou 24 mortos e 120 desaparecidos
Ainda há cerca de 120 desaparecidos que podem estar sob os escombros do prédio que desmoronou em Surfside. Demolição deve começar às 23h (horário de Brasília).
Os preparativos para o trabalho de demolição do prédio que parcialmente colapsou em Surfside, na região de Miami, nos Estados Unidos, estavam em andamento, antes da possível chegada da tempestade tropical Elsa e depois de um total já confirmado de 24 mortos no desastre.
A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, confirmou que o edifício será demolido a partir das 22h (23h de Brasília) deste domingo (4). O trabalho deve durar até as 03h (04h de Brasília) de segunda-feira (5).
Os esforços de busca e resgate de mais de 120 pessoas desaparecidas foram suspensos.
“Não temos um horário específico”, disse a prefeita do condado de Miami-Dade. “Ainda temos esperança de poder fazer a demolição antes (da chegada) da tempestade.”
Na manhã deste domingo, a tempestade tropical Elsa estava na costa da Jamaica com ventos de 100 km por hora. Na segunda-feira, a tempestade deve atravessar Cuba e atingir o oeste da Flórida até terça-feira.
As famílias entendem que isso precisa ser feito, disse a prefeita do condado de Miami Dade, Daniella Levine Cava.
O receio com o resto do complexo fez com que as buscas tivessem sido interrompidas na quinta-feira (depois elas foram retomadas).
Nenhum sobrevivente foi retirado dos escombros desde as primeiras horas após o colapso, em 24 de junho.
Não se sabe ainda por que o prédio caiu. Um relatório de 2018 apontava que havia deficiências estruturais. Agora, essas são o foco do inquérito que está sendo examinado.