Eleições na Turquia: resultado parcial indica segundo turno entre Erdogan e Kilicdaroglu

Com 99% das urnas apuradas, o atual presidente, Tayip Erdogan, mantém uma pequena vantagem sobre o líder da oposição, mas não o suficiente para vencer no primeiro turno.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Os resultados parciais da eleição na Turquia neste domingo (14) apontam para um segundo turno entre os dois principais candidatos, o atual presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, e o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu.

A disputa nas eleições, as primeiras em que Erdogan tem seu mandato ameaçado, está acirrada. Até a manhã desta segunda-feira (15), com mais de 99% das urnas apuradas a situação era a seguinte, segundo o Conselho Superior Eleitoral do país:

  • Recep Tayyip Erdogan: 49,49% dos votos
  • Kemal Kilicdaroglu: 44,79% dos votos

 

Além do órgão oficial, a imprensa turca tem divulgado a apuração dos votos, com uma pequena margem de diferença. De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, com 95,45% das urnas contabilizadas por volta de 19h20 (horário de Brasília), a situação dos dois principais candidatos era a seguinte:

  • Recep Tayyip Erdogan: 49,50%
  • Kemal Kilicdaroglu: 44,79%

 

A última atualização da agência de notícias privada Anka – que segundo a rede britânica BBC tem laços com a oposição, com mais de 95% das urnas apuradas, traz números semelhantes, mas com uma diferença menor entre os dois candidatos:

  • Recep Tayyip Erdogan: 49,29%
  • Kemal Kilicdaroglu: 45,01%

 

Erdogan chegou a ter mais de 50% dos votos, o que lhe garantiria uma vitória no primeiro turno, mas na etapa final da contagem sua porcentagem caiu.

Líder do conservador e religioso Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), o presidente Erdogan chegou ao poder em 2003, inicialmente como primeiro-ministro.

Em 2017, liderou a troca do regime político de parlamentarismo para o presidencialismo após sair vitorioso de uma tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 2016. Desde então, venceu todas as eleições presidenciais.

Para 2023, entretanto, as pesquisas já indicavam uma eleição apertada — o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, tinha leve vantagem nas estimativas para o primeiro turno. Caso vá para o segundo turno, a disputa será realizada no dia 28 de maio.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também