ABJD requer punição dos procuradores Deltan e Athayde por delação falsificada
Acusações apontam que procuradores tinham como objetivo incluir o PT entre as figuras delatadas
A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) protocolou nesta 2ª feira (18.out.2021) uma reclamação disciplinar contra Deltan Dallagnol e Athayde Ribeiro Costa no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
Eis a íntegra da representação (357 KB).
A entidade pede que o CNMP responsabilize Deltan e Athayde por proporem cláusulas extras, criarem uma nova versão e negociarem os termos da delação premiada do ex-executivo da Petrobras, Pedro Barusco, em 2015.
Segundo o portal DCM (Diário do Centro do Mundo), os procuradores da República foram motivados por fins políticos e tinham como objetivo “incluir o Partido dos Trabalhadores entre as figuras delatadas“.
Em nota, a entidade declara que “o que está em jogo não é apenas as condutas dos procuradores da República no âmbito da força-tarefa da operação Lava Jato, mas, a depender de como reaja, a própria instituição Ministério Público“.
Eis a íntegra da nota (90 KB).
Além da ABJD, os deputados Rui Falcão (PT-SP) e Paulo Teixeira (PT-SP) também fizeram uma reclamação disciplinar contra aos procuradores nesta 2ª feira.
Dallagnol também já foi alvo de outra reclamação, para investigar sua conduta no caso da tentativa de criação de fundação da Lava Jato com R$ 2,6 bilhões recuperados da Petrobras. A decisão foi tomada em processo movido pela senadora Kátia Abreu (PP-TO) em 23.fev.2021.