2º suplente de Izalci Lucas, de Brasília, é preso; suspeito em venda de respiradores
Vendeu equipamentos com defeito Estado do Pará foi quem comprou
André Felipe Oliveira da Silva, 2º suplente do senador Izalci Lucas (PSDB), foi preso nesta 4ª feira (13.mai.2020) por agentes da Polícia Federal em Brasília. O ex-secretário de Esportes do Distrito Federal (2007) é acusado de participar da venda de 152 equipamentos com defeito para o Pará.
A informação foi publicada pelo site O Antagonista e confirmada pelo Poder360.
A prisão temporária (com duração de 5 dias) foi determinada pelo juiz Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara Federal do Pará, a pedido do Ministério Público do Estado.
O magistrado também estabeleceu o encarceramento de outro empresário acusado de participação no esquema, no Rio de Janeiro. Mas ele não foi encontrado e é considerado foragido.
A defesa de André Felipe declarou ao site O Antagonista que o empresário “já havia prestado esclarecimentos” à Justiça paraense, que chegou a apreender seu celular.
O suplente de senador teria atuado como representante comercial da SKN do Brasil Importação e Exportação, responsável pela venda dos respiradores ao Estado do Pará. Na 3ª feira (12.mai), a Justiça determinou o bloqueio de R$ 25,2 milhões em bens da empresa.
Os equipamentos teriam sido comprados da China, para uso em UTIs de pacientes com covid-19, mas vários apresentaram defeitos de funcionamento e até falta de peças.